17 de março de 2009

45 Grave - Matéria


*Antes de postar o texto gostaria de agradecer ao Deathboy por ceder o mesmo.

[EUA][Califórnia][Los Angeles]


O nome

O que é 45 Grave? Há vários rumores como resposta para esta pergunta. Difundidos pela própria banda, inclusive. O mais concreto é que, certo dia, um cara chamado Paul Cutler estava comprando presentes de natal e encontrou um distintivo que dizia "Nós cavamos 45 túmulos (We Dig 45 Grave). Então ele pensou "Essa foi a coisa mais sem sentido que eu já vi", então decidiu por o nome da banda assim: 45 Grave. Paul achava que vinha de uma organização de violadores de túmulos mexicanos orgulhosos de seus feitos. Surge assim, no ano de 1979, em Los Angeles, um dos fetos doentios do deathrock.
Alguns dizem que existe algum significado místico no significado do nome, outros ainda arriscam dizer numa explicação sobre teoria musical, que existem 45 batidas por minuto que constituem um "Grave", um termo italiano para um tempo devagar (dentro da escala musical). A banda em si nunca pretendeu explicar o significado.


Integrantes:

A formação inicial era: Dinah Cancer no vocal (já havia sido vocalista no Vox Pop e Castration Squad e back vocal no Nervous Gender), Paul Cutler na guitarra, Rob Graves no baixo (Tocou no The bags) e Don Bolles na bateria (Tocou no The germs). Pessoas inseridas naquele turbilhão punk, apreciavam porra-louquices e filmes de horror.


Biografia:


O 45 Grave a partir da degeneração do VOX POP, e da mesma forma que diversas bandas de sua época, fim dos anos 70, auge do movimento punk.
Inicia-se em Los Angeles, California."Um grupo de pessoas se conhecem e resolvem fazer música". Mas não foi tão simples assim.
A primeira música surge em 1980, uma música completamente estranha cujo refrão era "Riboflavin flavoured, non-carbonated, polyunsaturated blood" (música composta por Don Hinson And The Rigamorticians). Isso foi antes de um nome pra banda vir...

No decorrer dos anos 80, o 45 grave foi em seu contexto, uma das mais importante bandas da cena hollywoodiana, tocando com bandas como o Fear, The SuperHeroines e The Dickies. Seu primeiro lançamento ocorre numa coletânea de 1981, chamada "Hell Comes To Your House". A banda lança alguns singles, sendo deles o mais notável "Black Cross/Wax". Segue-se com o lançamento de outros singles, e de um EP completamente estranho chamado "What is 45 grave? A Tale Of Strange Phenomena", cujo segundo lado inteiro possue uma espécie de faixa cheia de perguntas direcionadas à banda, sobre o que eles são.


Participaram então da coletânea Hell Comes To Your House, lançaram alguns singles e finalmente o primeiro album, Sleep in Safety, em 83.
Em 84, atingiram o topo da fama participando da trilha sonora do clássico filme O Retorno dos Mortos-Vivos, com a música Party Time, junto às bandas TSOL , The Cramps, The Damned, The Flesheaters, Roky Erickson, Tall Boys, Jet Black Berries, SSQ. Em 85, a banda se desfaz, mas voltam em 87 e lançam o Autopsy, com músicas de gravações anteriores. Então, é o fim do 45 Grave... Não, não é o fim por enquanto. Eles voltam e, em 89, lançam Only The Good Die Young, título que carrega uma infeliz ironia: Rob Graves morre de overdose em 91. A banda se desfaz novamente. Em 93, a Cleopatra Records lança uma coletânea de gravações raras da banda, com o nome Debasement Tapes. Dinah Cancer forma uma banda chamada Penis Flytrap; Don Bolles forma o Celebrity Skin, mas agora toca em uma banda de "nerd rock", a Three Day Stubble, com o pseudônimo de "Sal Mussolino". Paul Roessler entra para o Dream Syndicate.

Porém, ainda não é o fim do beco para o 45 Grave: em 2005, para comemorar seu 25º aniversário, a banda volta com uma nova formação, tendo apenas Dinah Cancer como membro veterano, mas com a aprovação dos ex-integrantes. Dinah declara em seu blog do MySpace: "Estou construindo isso para manter o espírito do 45 Grave vivo, apresentar sua mágica a novos fãs, e como uma comemorativa pessoal de minhas melhores memórias em ser a força condutora e 'front person' do 45 Grave. Isso é uma parte da minha vida que de fato me mudou para sempre".

No Brasil:

45 Grave somente teve lançado um disco por aqui em 1986 (¨Sleep in Safety¨), que considero a melhor obra deles e teve prensagem limitada, ou seja, quem tem não empresta e nem vende!!!!
Os demais discos nunca foram lançados por aqui. O único local em que você poderá ter ouvido qualquer coisa deles se não em baladinhas ou no seu PC, é a música ( ¨Partytime¨), na trilha sonora do filme ¨O retorno dos mortos vivos¨.

Txt por: Deathboy
Fonte: http://deathrock1919.multiply.com

Nenhum comentário: